segunda-feira, 21 de maio de 2012

IE-Inteligência Emocional



Inteligência Emocional é um termo utilizado em Psicologia para designar a inteligência que envolve habilidades para manipular as emoções, tornando-as coadjuvantes no processo de crescimento interno. As emoções dispersas, descontroladas e geralmente maléficas, podem ser analisadas, controladas e direcionadas para o desenvolvimento de pessoas. Ter autoconsciência significa reconhecer e compreender nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações, estabelecendo uma relação produtiva entre esses elos para que se produzam reações favoráveis. Com o tempo o autodomínio é naturalmente estendido ao nosso círculo de relacionamentos, levando-nos a uma melhor compreensão. As nossas emoções, quando descontroladas e absortas, dissipam grande quantidade de energia.
É necessário dominar e redirecionar essa energia emocional para alcançar os resultados positivos. Controle sua excitação, seus medos, seus ódios e seu desânimo.
Faça do bom humor e do entusiasmo grandes aliados em seu dia-a-dia. Aprenda que novos hábitos são criados a partir de novos pensamentos mantidos com sentimento. Pode até parecer difícil no início, mas, na medida em que seus novos pensamentos, gradativamente vão se tornando parte de sua personalidade. Alimente seus pensamentos diários através da emoção e você estará seguramente construindo novos hábitos.
“A inteligência emocional bem treinada e elaborada é a base propícia para a conquista da excelência, aprimorada a partir de uma associação favorável entre a razão e a emoção.”


www.acasadoaprendiz.com.br/inteligencia_emocional.html



(Maria Carolina, Thaís)

Nenhum comentário: